quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dificuldade em ganhar peso ou massa muscular? Você pode ser um ectoformo! Entenda melhor

Se você:

· Malha a mais de um ano
· Treina de segunda a sexta
· Alimenta-se corretamente, realizando ao menos 6 refeições por dia, com uma dieta digna de um fisiculturista
· Gasta uma fortuna com suplementos de todos os tipos
· Dorme de 6 a 8 horas por dia
· Escolhe os exercícios certos, acompanhados por um profissional

E mesmo assim você não consegue se livrar dessa “carcaça de borboleta”? Você pode ser um “ectoformo”!

O que é um ectoformo?

Não se preocupe, não é uma doença! Trata-se de do tipo físico de um indivíduo. Ectoformismo é uma condição biogenética dada a indivíduos com as seguintes características:

· Dificuldade enorme em ganhar peso
· Corpo magro
· Ombros caídos
· Aparência “fina”
· Cintura e quadris estreitos
· Metabolismo acelerado

Identificou-se com algumas das características acima? Provavelmente você possui tendência a ectoformismo. Isso não quer dizer que você deva desistir; muito pelo contrário! A vantagem de ser um ectoformo é a extrema dificuldade em acumular gordura, condição essa muito invejada para aqueles que gostariam de esculpir um corpo bem definido sem ter de passar pelo “cutting”. Você conseguirá ótimos resultados seguindo as dicas abaixo:

Dicas:
- O ideal é realizar 6 refeições por dia, distribuídas em intervalos de 3 em 3 horas, evitando ficar de jejum por mais de 4 horas.

- Ingerir alimentos ricos em carboidratos (4 gramas por Kg da massa corporal) e alimentos ricos em proteínas (2g por Kg da massa corporal), escolhendo sempre os alimentos de maior qualidade nutricional. Não se esqueça que a dieta de um ectoformo é responsável por aproximadamente 70% do resultado final.

- Procure realizar treinos curtos, com duração máxima de 1 hora. Se você demorar mais que isso provavelmente seu corpo entrará em catabolismo e você só perderá massa muscular ao invés de ganhar.

- Realize um máximo de 3 séries para cada grupo muscular. Mais que isso e você estará desperdiçando muito energia e acelerando ainda mais o seu metabolismo.

- Realize de 8 a 12 repetições com a sua carga máxima.

- Opte pelos exercícios compostos (que trabalham mais de um grupo muscular), priorizando-os no início do treino. Dessa forma você economiza energia e mantem o estímulo.

- Intervalos de 30 segundos a 1 minuto e meio entre as séries.

- Descanse de 2 a 3 minutos antes de passar para o próximo exercício.

- Dê um intervalo de 48 a 72 horas entre os treinos do mesmo tipo de grupo muscular.

- Esqueça os exercícios aeróbicos, os mesmos podem ser prejudiciais aos ganhos na academia quando o assunto é metabolismo acelerado.

- NÃO durma demais, 8 horas é o ideal. Dormir demais fará com que seu corpo entre em catabolismo caso não haja nutrientes necessários. A dica também é ingerir albumina ou 4 ovos antes de dormir.

- Recomendo o uso de Whey Protein imediatamente após o treino para reverter o catabolismo. É interessante também ingerir 5g de creatina pura todos os dias, durante 1 mês, a cada 2 meses.

Boa hipertrofia!

  Escrito por Lucas Caiado e exclusivo para o blog Siga Reto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário